Pular para o conteúdo principal

Como se tornar um autor de Best-Seller.


Porque alguns bons escritores passam a vida toda sem conseguir alcançar o sucesso nas vendas que tanto desejam enquanto que outros se tornam sucessos estrondosos?
Esta é uma pergunta que você que é autor, principalmente iniciante, já deve ter feito a si mesmo ou até mesmo a outras pessoas. A resposta é bem óbvia; estes autores que conseguem se destacar no cenário literário não só nacional como internacional possuem algumas características a mais do que os outros e estas características estão voltadas para a venda de seus livros. Escrever é a parte fácil e prazerosa, mas é depois da escrita que as coisas começam a ficar interessantes. É nesta hora que muitos autores, eu diria que a maioria, enfrenta as maiores dificuldades.

Escritores desenvolvem suas capacidades intelectuais sempre direcionadas para a área na qual atuam, ou seja, a própria literatura; aprendem e melhoram técnicas de escrita, desenvolvimento de texto, criação de contexto, personagens, diálogos, ambientação, e outras tantas. Mas alguns têm uma visão mais ampla do processo e enxergam que embora escrever um livro traga realização pessoal para muitos autores; a realização profissional só virá se tal livro chegar às mãos dos leitores.

A verdade é que autores Best-Sellers descobriram um público alvo para seus livros e trabalharam este público alvo de forma a gerar vendas. Tanto no Brasil como no exterior existe público para qualquer tipo de livro, não importa o que digam; o desafio de autores iniciantes é simples, mas não fácil; identificar este público e desenvolver uma estratégia que possa gerar venda. A internet pode ajudar bastante, mas engana-se aquele que acha que basta escrever o livro e colocar à venda em algum site que tudo vai se resolver; não é assim que acontece, é preciso muito envolvimento por parte do novo autor.

A boa notícia é que é possível fazer seu livro se tornar um Best-Seller mesmo sem a ajuda de uma grande editora para lhe dar suporte, ou sem editora alguma, desde que você aprenda como vendê-lo.
Se você é um autor, seja do que for, romance, contos, poesias e deseja que seu livro seja lido por mil pessoas, dez mil, vinte mil... um milhão de pessoas; terá de colocar na cabeça que você precisa começar a aprender uma coisa muito importante. Terá que aprender a vender seu próprio livro.
O autor deve ser o primeiro a arregaçar as mangas e vender o máximo de exemplares de sua obra que conseguir, pois são as vendas que vão garantir o título ou o patamar de Best-Seller ao seu livro. Este autor deve começar a pensar em modelos, estratégias e técnicas de venda, direta ou indireta; física ou virtual, que possibilitem o seu livro de chegar às mãos de seus leitores.
Se você autor conseguir, a partir de agora, pensar seu livro não apenas como um livro, mas sim como um projeto, tenho certeza que o sucesso será apenas questão de tempo.

***

"Nós sabemos que vender não é uma tarefa fácil, mas é isso o que precisa ser feito."

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Como escrever um conto rapidamente?

Se você nunca escreveu nada e quer saber como fazer para escrever contos, esse texto vai ajudar. Contos são relatos menores, mas sem um tamanho definido; ele pode ter uma única página ou cinquenta, ou vinte, ou oito; o número de páginas não é tão importante, mas obviamente ele não pode ter duzentas ou trezentas, porque dessa forma estaria se enquadrando na categoria de romance.  Para escrever seu primeiro conto, pense da seguinte forma: Imagine o tema sobre o qual você deseja escrever e tire uma foto mental disso, ou seja, ao invés de você tentar escrever um pequeno relato com início, meio e fim, apenas descreva um determinado momento ou acontecimento específico. Deixe-me dar um exemplo: Imagine que eu queira escrever um conto sobre uma batalha entre anjos. Ao invés de eu me dedicar a construir toda uma trama sobre quem são tais anjos, os motivos que os levaram a batalhar e o desfecho do combate; eu posso simplesmente descrever uma pequena parte do confronto, dois anjo

10 Erros comuns que muitos novos escritores cometem.

  1: Achar que a vida de escritor se resume apenas a escrever e ganhar dinheiro. Não há nada mais distante da realidade, principalmente de um escritor iniciante, do que aquela velha ilusão de que vai escrever um livro, seja ficção ou não-ficção, e ficar rico imediatamente com ele. Escrever é uma arte, promover e vender são outras duas artes completamente diferentes; e a riqueza na carreira literária só se apresenta para aqueles autores e escritores que dominam as três artes e as sustentam por um longo período; coisa que a maioria não faz. 2: Achar que seu livro vai se tornar um Best-Seller de um dia para o outro. Tenho advogado aqui no blog que qualquer pessoa pode escrever um best-seller, desde que compreenda como alguns mecanismos funcionam no mundo real da literatura e una este conhecimento com alguma visão empreendedora para gerar vendas para seu livro. Achar que basta escrever um livro para que ele se converta em uma máquina de vendas é uma visão muitíssimo sup

Que faculdade devo cursar para ser escritor?

Esta é sem dúvidas uma dos maiores questionamentos que as pessoas que desejam escrever profissionalmente têm no princípio de sua jornada; eu mesmo passei por isso e é exatamente por este motivo que estou compartilhando o que aprendi a esse respeito aqui neste texto. Desde a infância somos doutrinados a pensar que todas as profissões são aprendidas apenas na faculdade, e embora isso seja verdade para a maioria delas, nós também sabemos que toda regra possui suas exceções; pois bem, a profissão de escritor é justamente uma dessas exceções, ou seja, não existe nenhuma faculdade específica, nenhum curso universitário que realmente consiga formar escritores, embora alguns até tentem, mas isso ocorre simplesmente porque escritores não podem ser formados, na verdade eles são forjados e isso independe da área profissional na qual atuem. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a arte do escritor não depende apenas de um conjunto de “mecânicas”, como por exemplo: Domínio do idi