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Como levar menos tempo para se desenvolver como escritor?



Um dos maiores obstáculos que retardam o desenvolvimento de grande parte dos aspirantes a escritor(a), principalmente nos dias atuais, é o medo de errar, então, uma das formas de se desenvolver mais rapidamente como autor é aprender a diminuir o potencial de estrago de seus possíveis erros. Alguns pensam coisas como:
E se o que eu escrever não ficar bom?
E se ninguém gostar do que escrevo?
E se eu for muito criticado ou atacado por “haters”?
E se eu não conseguir publicar meu livro?
E se eu pagar para publicar e ninguém comprar?


A verdade é que as dúvidas estão sempre presentes na cabeça de toda pessoa que deseja escrever um livro ou mesmo daquelas que já escreveram, mas o mantém dentro de uma gaveta, e isso é normal; acredite, até mesmo autores consagrados sentem algumas dúvidas quando estão escrevendo novas obras; entretanto, o que não pode acontecer é que você se deixe paralisar pelo medo ou pelas dúvidas que frequentemente aparecem no processo. Por esse motivo vou compartilhar aqui neste texto duas dicas simples para que você consiga se desenvolver como escritor em muito menos tempo do que levaria se ficasse se debatendo contra suas dúvidas. São elas:


1: Erre barato,
2: Erre rápido.


Simples assim. E o que isso significa?


Significa que todos nós, quando estamos iniciando o processo de escrita de nosso primeiro livro, ou blog; ou mesmo de gerenciar uma carreira como escritor, seja amador, semi-profissional, ou até como profissional, vamos cometer alguns erros, e o primeiro ponto aqui é que precisamos compreender que isso é normal e faz parte do processo de aprendizado não só na literatura como também em qualquer área da vida, porém, a grande sacada é que devemos estar atentos para que estes erros sejam controlados, não podemos permitir que nossos erros sejam muito caros para nós e também não devemos permitir que esses erros se arrastem por muito tempo, porque é justamente isso que fará com que as coisas não aconteçam.


Então o que fazer para errar barato?


Deixe-me contar uma experiência particular que tive para que você possa entender o que estou dizendo: Quando eu escrevi meu primeiro livro de contos, tudo o que eu queria era publicá-lo, como eu sabia que não haveria uma boa forma de fazê-lo por intermédio de uma grande editora, recorri a uma publicação sob demanda, entretanto, eu deixei que minha vontade de publicar meu livro fosse maior do que minha razão para verificar tudo o que deveria ser verificado no processo de escolha da "editora" que faria o trabalho. Para resumir, eu paguei 3500 Reais pela produção de 150 exemplares (esse valor pode ser pouco para alguns e muito para outros, mas o fato era que, na época, tal valor era muito para mim; usei quase toda a minha poupança que havia juntado em cinco anos de trabalho), e recebi meu livro feito completamente de qualquer jeito, a prestadora de serviço fez um péssimo trabalho na confecção dos exemplares, mas não vou me aprofundar nisso aqui, falarei mais quando escrever sobre você tomar cuidado com as prestadoras de serviço que contrata.


O que estou dizendo é que como eu não prestei atenção aos detalhes, não tinha um plano de produção independente traçado, não pesquisei sobre a empresa que estava contratando, para saber se ela poderia fazer um bom trabalho, ou mesmo um trabalho razoável, e não fazia a menor ideia de como gerenciar todo o processo de auto-publicação de um livro, minhas escolhas ruins no tocante a empresa que iria confeccionar meu livro me custaram muito caro. Hoje, com o conhecimento que possuo, sei que antes de sair por aí pagando a qualquer um para fazer seu livro é preciso compreender uma série de fatores que vão impedir você de fazer um negócio ruim e de gastar mais dinheiro do que o necessário, e caso, mesmo assim, venhamos a cometer algum erro no processo, tal erro não sairá tão caro e isso lhe permitirá poupar os recursos para serem investidos de forma correta no momento certo e da maneira adequada.


Mais e quanto a errar rápido?


Precisamos ter em mente que tempo é um recurso importante em qualquer área da vida, e na literatura não é diferente. Quanto menos tempo você perder se dedicando a um projeto defeituoso, confuso e mal estruturado, melhor, ou seja, concerte-o ou abandone-o de uma vez. Sempre procure estar atento para as falhas que possam haver em seu projeto, seja na trama, seja no plano de publicação, seja na forma como você está ou estará interagindo com seus leitores e possíveis leitores; nunca permita que falhas se arrastem por muito tempo porque isso pode custar caro, não apenas do ponto de vista financeiro, mas também do ponto de vista de seu livro criar uma conexão com os leitores e alcançar o sucesso.


Se você perceber que sua trama está indo por um caminho que pode se tornar muito difícil para você continuar escrevendo, não exite em corrigir os rumos, do contrário você pode acabar levando um “nó” de sua própria estória e se isso ocorrer, provavelmente perderá meses tentando consertar algo que poderia ser facilmente evitado.


Quando você resolver escrever seu livro, tenha antecipadamente em sua cabeça o tempo que isso vai levar, estabeleça um prazo razoável, não deixe que o trabalho da escrita consuma anos e mais anos de sua vida, determine o período que você usará para escrever, pode ser seis meses, um anos, até mesmo dois anos, mas não permita que seu livro se arraste por mais tempo do que isso, porque muito provavelmente sua mente vai se encher de novas ideias durante o período e você acabará nunca terminando de escrever ou até mesmo desistindo de escrever. Acredite, isso acontece com muita frequência.

Para terminar esse texto ficam essas duas ideias. Planeje o período que você vai levar para escrever seu livro, tenha uma noção de quantos capítulos seu livro terá e de quantas páginas você pode escrever por semana ou por mês. Da mesma forma, pesquise e construa um planejamento para seguir depois que seu livro estiver pronto, saiba exatamente que caminhos você vai usar para publicá-lo e quanto isso vai lhe custar, evite gastos exorbitantes e tente sempre prever e diminuir algum possível prejuízo em caso de cometer algum erro nessa etapa.

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