Pular para o conteúdo principal

Técnica básica comprovada para atingir leitores: Defina um nicho de leitura.





Não confunda nicho de leitura com gênero de escrita; definir um gênero significa escolher que tipo de trama você escreverá, se vai ser um terror, ou suspense ou ficção científica etc... Porém todos os gêneros são por natureza muito amplos e abrangem uma infinidade de possibilidades de escrita repleta de criaturas fantásticas; por este motivo é preciso escolher um nicho de leitura para atuar; um grupo específico sobre o qual você vai trabalhar em cada livro que você for escrever.

E então o que é um nicho de leitura?

Basicamente um nicho de leitura é uma parte dentro do gênero literário; por exemplo: Dentro do gênero terror existe diversos nichos distintos como vampiros, zumbis, espíritos, demônios e uma infinidade de outros entes que podem ser objeto de sua trama. Definir um deles para trabalhar dá mais clareza e "demarca" uma área literária para ser explorada com segurança.

E qual a vantagem?

Ao definir, por exemplo, que seu nicho será vampiros, fica mais fácil você compreender que pesquisas precisa fazer, assim como reduz o raio de ação de até onde você pode ir para criar sua trama; isto ajuda porque quando começamos escrever sem saber para aonde estamos seguindo, geralmente acabamos recebendo alguns "nós" da trama e por muita vezes entramos em bloqueios criativos por não saber resolver uma determinada situação criada por uma trama sem fronteiras.

É mais ou menos como se um jovem escritor começasse a escrever seu livro falando sobre vampiros e depois misturasse com alienígenas, voltasse para os vampiros, em seguida inserisse outra criatura como uma bruxa e colocasse uma pitada de zumbis. É certeza de que tal livro não agradaria nem os fãs de vampiros, nem os de zumbis, nem os de alienígenas, nem os de bruxas. Deixe para fazer "crossovers" quando sua carreira estiver estabelecida e depois de você ter mais domínio sobre a maneira como escreve. Iniciar fazendo isso não é aconselhável.

Alguns personagens possuem certa proximidade e até afinidade literária, como vampiros e lobisomens ou magos e demônios, mas mesmo assim é aconselhável que a união destes em sua trama, se você for fazer, seja construída com muita cautela. 

Grandes autores, se tornaram grandes porque escolheram um gênero base para seus livros e dentro deste gênero exploraram um nicho de leitura a cada trama que desenvolveram. Esta é sem dúvida uma boa estratégia para que seu livro não se pareça com um emaranhado de várias tramas conflitantes dentro de uma estória. Se deu certo com os grandes escritores pode dar certo com você também.

E porque se chama nicho?

A resposta é óbvia. Porque para cada grupo de entidades literárias (vampiros, magos, aliens, ou o que seja) há um grupo de pessoas que possuem predileção por consumir livros que tenham como assunto tais personagens; tais leitores costumam ser fieis ao tipo de livro que consomem e geralmente não enxergam com bons olhos tramas que juntam entidades literárias diferentes, de qualquer maneira, portanto, mantenha o foco em um nicho literário por vez; reduza a abrangência das fronteiras de sua trama para, com isso, aumentar a qualidade da sua escrita. Se você tentar atrair para o seu livro, ao mesmo tempo, leitores que gostam de zumbis, vampiros, lobisomens, bruxas, espíritos, pesadelos e demônios, vai acabar afastando todos eles. No princípio, concentre-se em um por vez.

Tenha foco; definir um nicho vai ajudar você a ter um grupo específico de leitores que seu livro atingirá e da mesma forma vai fazer com que eles sejam atraídos para seu livro quando estiverem procurando por algo dentro daquilo que gostam de ler.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Como escrever um conto rapidamente?

Se você nunca escreveu nada e quer saber como fazer para escrever contos, esse texto vai ajudar. Contos são relatos menores, mas sem um tamanho definido; ele pode ter uma única página ou cinquenta, ou vinte, ou oito; o número de páginas não é tão importante, mas obviamente ele não pode ter duzentas ou trezentas, porque dessa forma estaria se enquadrando na categoria de romance.  Para escrever seu primeiro conto, pense da seguinte forma: Imagine o tema sobre o qual você deseja escrever e tire uma foto mental disso, ou seja, ao invés de você tentar escrever um pequeno relato com início, meio e fim, apenas descreva um determinado momento ou acontecimento específico. Deixe-me dar um exemplo: Imagine que eu queira escrever um conto sobre uma batalha entre anjos. Ao invés de eu me dedicar a construir toda uma trama sobre quem são tais anjos, os motivos que os levaram a batalhar e o desfecho do combate; eu posso simplesmente descrever uma pequena parte do confronto, dois anjo

10 Erros comuns que muitos novos escritores cometem.

  1: Achar que a vida de escritor se resume apenas a escrever e ganhar dinheiro. Não há nada mais distante da realidade, principalmente de um escritor iniciante, do que aquela velha ilusão de que vai escrever um livro, seja ficção ou não-ficção, e ficar rico imediatamente com ele. Escrever é uma arte, promover e vender são outras duas artes completamente diferentes; e a riqueza na carreira literária só se apresenta para aqueles autores e escritores que dominam as três artes e as sustentam por um longo período; coisa que a maioria não faz. 2: Achar que seu livro vai se tornar um Best-Seller de um dia para o outro. Tenho advogado aqui no blog que qualquer pessoa pode escrever um best-seller, desde que compreenda como alguns mecanismos funcionam no mundo real da literatura e una este conhecimento com alguma visão empreendedora para gerar vendas para seu livro. Achar que basta escrever um livro para que ele se converta em uma máquina de vendas é uma visão muitíssimo sup

Que faculdade devo cursar para ser escritor?

Esta é sem dúvidas uma dos maiores questionamentos que as pessoas que desejam escrever profissionalmente têm no princípio de sua jornada; eu mesmo passei por isso e é exatamente por este motivo que estou compartilhando o que aprendi a esse respeito aqui neste texto. Desde a infância somos doutrinados a pensar que todas as profissões são aprendidas apenas na faculdade, e embora isso seja verdade para a maioria delas, nós também sabemos que toda regra possui suas exceções; pois bem, a profissão de escritor é justamente uma dessas exceções, ou seja, não existe nenhuma faculdade específica, nenhum curso universitário que realmente consiga formar escritores, embora alguns até tentem, mas isso ocorre simplesmente porque escritores não podem ser formados, na verdade eles são forjados e isso independe da área profissional na qual atuem. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a arte do escritor não depende apenas de um conjunto de “mecânicas”, como por exemplo: Domínio do idi