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1° conceito para vender seu livro: "A pena é cada vez mais forte que a espada."



Para fazer seu livro vender de forma eficaz atualmente, um dos conceitos que você precisa ter em mente é este:

"A pena é cada vez mais forte do que a espada."

O que eu quero dizer com isso? Muito simples.

Eu quero dizer que ideias valem mais do que força, ou seja, você não vai tornar seu livro em um sucesso de vendas apenas fazendo o trabalho clássico de escrever e enviar seu manuscrito para as editoras convencionais, como os escritores faziam na época antes da internet, ou, tentando empurrar seu livro feito sob demanda para seus parentes, familiares e ou conhecidos; acredite, eu tentei. (Quero fazer uma ressalva de que isso pode até acontecer, mas as chances estão contra você nesse modelo).
Então por que não adotar uma postura mais estratégica que coloque as chances a seu favor e migrar para um novo modelo, um modelo que não dependa tanto assim da vontade de outros para que seu livro seja descoberto pelos leitores, vendido e comprado em larga escala?

Então você pergunta: Que modelo é esse?
O modelo digital.

O que fará toda a diferença é que você tenha ideias inovadoras de divulgação usando as ferramentas multiplicadores que dispomos atualmente. Basicamente estas ferramentas estão ligadas à tecnologia e à internet, são as plataformas de publicação na web. Tenha em mente que a internet possui o poder maravilhoso de multiplicar seus esforços por muitas e muitas vezes, além da capacidade de dar alcance e escala para a venda de seu produto (seu livro), procure usar isso a seu favor....

Muitas pessoas que aspiram ser autores de sucesso têm muita disposição para fazer acontecer, por isso correm atrás, vão a uma gráfica pagam por uma tiragem que geralmente fica em suas garagens ou quartos sem ter qualquer saída, porque estes autores não pensaram em uma estratégia que possibilite ao seu livro alcançar o leitor.
Escrever um livro e produzi-lo em uma gráfica é o que eu chamo de "modelo antigo", isso significa que o poder de alcance neste tipo de projeto é muito pequeno, mesmo que a pessoa produza uma tiragem de mil exemplares, o que hoje em dia é um pouco difícil para iniciantes e bem raro de acontecer; o máximo que este autor vai conseguir vender são os mil livros e mesmo assim com muito esforço para trabalhar a logística de armazenar e distribuir por conta própria; ele terá de visitar livrarias para tentar formar parcerias, terá de organizar eventos de laçamento e autógrafos e terá de se esforçar muito para mostrar para as pessoas que seu livro possui um valor que justifique aos outros comprá-lo. Temos de concordar que isso é uma tarefa exaustiva e dispendiosa, principalmente para autores que estão começando; e sei disso por experiência própria.


Agora, imagine se ao invés disso este autor utilizar o que chamo de "Novo modelo", ou seja, vendê-lo de maneira digital. A tecnologia tem o poder de potencializar o seu esforço e alavancar suas capacidades, desde que seja utilizada corretamente. Vender seu livro a partir de um PDF ou Epub significa ter muito menos trabalho, muito menos gastos R$ e alcançar muito mais pessoas em menos tempo.
_ Isso significa que seu livro vai vender mais?
_ Não necessariamente.
_ Então qual é a grande vantagem?
_ As chances de seu livro vender muito mais aumentam explosivamente.

Enquanto você teria de fazer várias abordagens, uma por vez, para demonstrar seu livro aos leitores no mundo físico; no mundo virtual, seu livro pode estar sendo visto ao mesmo tempo por várias pessoas inclusive em outros países de língua portuguesa.

Só para citar um exemplo particular: Possuo um livro digital que é acessado diariamente por uma média de duzentas pessoas; às vezes mais, às vezes menos, mas na média são cerca de duzentas. Além disso, ele recebe acessos de pessoas em países como Angola, moçambique, Portugal, Estados Unidos, Espanha e outros. Agora imagine: Como eu poderia fazer isso acontecer com o livro físico? Seria quase impossível; demandaria muito esforço e desgaste, mas com a internet a meu favor este milagre da multiplicação dos acessos acontece todos os dias. E eu quase esqueci de mencionar que essa média de duzentos acessos logo será revisada para mais.
Diariamente milhares de pessoas, para não dizer milhões, procuram por conteúdos usando as ferramentas digitais, e o simples fato de seu livro está lá em algum lugar já é um ótimo começo (não é o que vai determinar o seu sucesso), mas sem dúvida  é a base para que ele possa acontecer se você seguir os outros passos corretamente.

Se você deseja vender seu livro com sucesso creio que o caminho mais estratégico para isso é usar a internet. Em outras postagens vou abordar de forma mais específica algumas ferramentas que uso e que podem ser úteis para outros autores iniciantes. Por agora fica esta sacada: Pense seu livro de maneira digital.

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