A primeira coisa que você deve entender para tornar seu livro um
best-seller é que: "Best-Sellers são livros que vendem muito e não livros
muito bem escritos".
Muitos escritores iniciantes acham que se construírem uma ótima trama,
com ótimos personagens isso será o suficiente para garantir o sucesso em vendas
que tanto desejam, mas não é assim que acontece. Quantos e quantos livros
com tramas fracas, ambientação pobre e personagens sem carisma são sucessos
retumbantes de vendas e figuram nas listas de Top Vendas de seus países e mesmo
do mundo. Tenho certeza de que você pode se lembrar de pelo menos três agora
mesmo.
É óbvio que o autor tem de procurar caprichar o máximo que puder em
todas estas questões, fazer uma trama bem elaborada, criar personagens
carismáticos ou profundos e detalhar bem suas ambientações são algo que se
espera de qualquer escritor que almeje que seu livro dispute um lugar de
destaque no cenário literário, mas isso é apenas o básico. E se você deseja
tornar seu livro em um best-seller comece a fazer estas coisas, mas eu quero
chamar sua atenção principalmente para aquilo que muitos escritores ignoram;
que é a questão crucial de toda esta nossa conversa. Vender o livro.
É fato que a maioria absoluta dos escritores iniciantes quer assinar um
contrato com uma editora, de preferência uma das grandes, e ter seu livro
distribuído para todo Brasil, colocado nas prateleiras das grandes redes de
livrarias onde os leitores o encontrarão com facilidade, se encantarão por ele
e o comprarão. Mas é fato também que, as grandes editoras querem publicar
grandes autores e por mais que elas tenham em sua política a visão de abrir
espaço para novatos, o negócio do livro se sustenta sobre um único e poderoso
pilar. Vendas. Sem as vendas nada acontece.
As editoras são empresas como quaisquer outras e precisam lucrar com seu
modelo de negócio; para isso acontecer precisam vender o seu produto, os
livros, sendo assim, em que livros vocês acham que elas vão investir; livros de
autores famosos que tem maior probabilidade de venda e geração de receita ou livros
de autores novatos e desconhecidos? Se coloque no lugar de um editor e responda
a esta pergunta.
Portanto, se você deseja que seu livro se torne um best-seller, você
deve adotar uma mentalidade empreendedora, semelhante à das editoras, ou seja.
Venda seu livro. Você deve mudar sua forma de pensar de passiva para ativa;
deixe de esperar que os leitores descubram seu livro e passe a apresentar o
livro aos leitores. Use a imaginação, afinal você é um escritor (a) e tem
imaginação de sobra; desenvolva formas de vender, procure aprender técnicas de
vendas e as molde para o seu negócio que é o seu livro. Lembre-se, não deixe
que seu livro seja apenas um sonho, mas procure torná-lo um projeto; o seu
projeto. E como em todo projeto, para que ele aconteça é preciso que exista
três coisas: Planejamento, Investimento e ação.
Eu sei que isso é muito chato, principalmente para quem não tem nenhuma
inclinação às vendas, mas tenha em mente que é isso que vai fazer com que olhem
seu livro com outros olhos e pode até levá-lo a assinar com uma editora
tradicional se for esse o seu desejo. Porém até lá o caminho é longo e árduo.
Talvez ao ler o título desta postagem você tenha pensado que ela lhe
daria uma fórmula mágica que tornaria seu livro em um sucesso de vendas, mas a
única fórmula que há para isso é vendê-lo. Mas como disse Albert Einstein:
"O único lugar em que sucesso vem antes do trabalho é no dicionário".
Seria muito fácil e extremamente leviano da minha parte fazer isso,
porque cada livro é algo único, com pontos fortes e fracos muito específicos,
direcionados para públicos determinados, e portanto, necessitam de um
planejamento individualizado de como se deve trabalhar para gerar vendas. Neste
caso, não há ninguém melhor para fazer isso do que o próprio autor da obra,
visto que ninguém conhece mais a fundo o livro, sua trama e peculiaridades do
que quem o escreveu.
Na próxima postagem vamos avançar mais um pouco no mundo da venda por
conta própria, mas para encerrar esta postagem eis alguns bons exemplos de
escritores famosos que se publicaram e venderam seus próprios livros antes da
fama os alcançar:
Edgar Allan Poe
Mark Twain
Stephen King:
Paulo Coelho
Willian Blake.
André Vianco
Eduardo Spohr
Pensem a respeito.
Sucesso.
Comentários
Postar um comentário