Pular para o conteúdo principal

Como aumentar suas chances de ser publicado por uma editora.



Como apresentar seus originais a uma editora e aumentar suas chances de ser publicado?

Se você é daqueles que desejam escrever um livro e não abrem mão de publicá-lo por uma editora tradicional, da maneira tradicional, ou seja enviando seus originais, sendo escolhido e publicado sem qualquer custo e tendo seus direitos autorais depositados em sua conta mediante a assinatura de um contrato; então, existe algo que você precisa saber para aumentar suas chances de ser escolhido entre as centenas de originais que são enviados para as editoras todos os meses desejando o mesmo que você.

Quase todas as editoras comerciais têm por política receber originais de novos autores; e elas fazem isso porque precisam manter um canal aberto afim de, quem sabe, descobrir um livro que lhes seja lucrativo no qual possa investir e multiplicar o investimento recebendo na forma de lucro; porém, editoras têm preferencia por publicar autores já consagrados, mesmo quando possuem em seu DNA a visão de dar espaço para novos autores; isso é normal porque editoras são empresas e empresas visam lucro. O capitalismo é assim e todos nós somos capitalistas.

Portanto, para que você possa aumentar suas chances de ser escolhido; uma boa coisa a fazer é demostrar antecipadamente para a editora o potencial de seu livro; ou seja, mostrar que seu livro pode gerar o resultado que a editora procura. E como fazer isso?

A maioria absoluta dos novos escritores enviam seus originais na esperança de que o editor enxergue neles o potencial que os autores enxergam, mas ao fazer isso você aumenta as suas chances de receber aquela carta ou e-mail agradecendo por você ter escolhido tal editora para enviar seu livro, dizendo ainda que estão muito prestigiados com usa escolha, MAS, que no momento o planejamento para os próximos anos já está fechado não sendo assim possível a publicação de seu livro; OU, que receberam e analisaram cuidadosamente o seu original, MAS, que embora tenham encontrado qualidade literária na sua obra, não poderão assumir o compromisso de publicá-lo. Por fim agradecem por seu interesse em publicar com eles e lhe desejam sucesso, e demonstram disposição para receber outros originais seus no futuro.

Se você não abre mão de publicar logo de saída com uma editora tradicional, então acostume-se a receber cartas e e-mails como estes e não desanime com elas, porque fazem parte do processo. No entanto, o objetivo desta postagem é oferecer algo que lhe ajude bastante a melhorar suas chances de ser bem visto com os editores de modo que eles resolvam apostar  e investir em seu livro.

E o que seria?

Mostre resultados! Ao fazer um contato com uma editora tradicional, seja por e-mail, seja enviando seu original pelo correio; mostre que seu livro possui o potencial que pode gerar lucro para a empresa.

Como?!

Tenho defendido aqui no blog que a publicação digital de seu livro é uma forma de você encontrar e se conectar com seus leitores mesmo sem ter uma editora tradicional lhe dando suporte; ter o seu livro em um blog, por ex, é uma excelente forma de você testar sua obra antes de submetê-la ao olhar de um editor. Se você trabalhar direito ao escrever seu livro e na divulgação de onde as pessoas podem encontrá-lo, seja blog, wattpad, ou outros; você vai ter a real noção de se é possível alcançar um grande volume de leitores; e é aí que está o ponto crucial, porque a internet facilita que leitores em busca de determinado tema ou assunto o encontrem rapidamente.

Minha dica é: Pense no seu livro e escolha uma forma de deixá-lo online, trabalhe para conseguir engajamento das pessoas, consiga um número expressivo de visualizações e comentários, quem sabe até compartilhamentos e indicações. Depois disso encontre uma editora tradicional que se encaixe no perfil de seu livro e o envie para eles, mas não apenas o seu livro, envie uma folha ou mande no e-mail todas estas informações; por exemplo: diga que seu livro já possui um milhão de visualizações ou leituras e que a cada dia mais mil ou duas mil novas são agregadas à esta contagem (Seja integro, não invente mentira nem falsifique nenhum número, consiga-os verdadeiramente, mas certifique-se de que sejam números expressivos). Um caso famoso que pode ser estudado é o da autora Norte-Americana Anna Todd, que publicou seu livro "After" e conseguiu mais de 1 bilhão de visualizações; resultado, foi publicada tradicionalmente.

Considere fazer o mesmo, talvez você não precise de 1 milhão de visualizações, mas consiga o número mais expressivo que puder, e a parte boa é que o número só tente a crescer com o tempo, então se seu livro não for aceito para uma publicação agora por eles acharem que não há leitores suficientes que justifiquem o investimento; não desista e envie novamente quando seu número dobrar de volume.

Por outro lado quem sabe você não consegue mais de 1 bilhão de visualizações, você nunca saberá se não fizer; além disso, sonhar pequeno ou sonhar grande dá o mesmo trabalho, então sonhe grande, mas saiba trabalhar por etapas para alcançar seus sonhos. E tem mais, se você conseguir um número de pessoas engajadas com seu livro bem expressivo, é possível também que nem precise enviá-lo para as editoras, pode acontecer que elas procurem você para lhe oferecer um contrato.

Pense fora da caixa. Se seu livro já for apresentado às editoras com números volumosos de visualizações, leituras, comentários e etc... Suas chances de fechar um contrato com elas e ser publicado de maneira tradicional aumentam consideravelmente. Vai dar algum trabalho no princípio, mas certamente este é um caminho muito mais sólido para ser publicado do que simplesmente enviar um original e ficar torcendo sem poder fazer nada.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

10 Erros comuns que muitos novos escritores cometem.

  1: Achar que a vida de escritor se resume apenas a escrever e ganhar dinheiro. Não há nada mais distante da realidade, principalmente de um escritor iniciante, do que aquela velha ilusão de que vai escrever um livro, seja ficção ou não-ficção, e ficar rico imediatamente com ele. Escrever é uma arte, promover e vender são outras duas artes completamente diferentes; e a riqueza na carreira literária só se apresenta para aqueles autores e escritores que dominam as três artes e as sustentam por um longo período; coisa que a maioria não faz. 2: Achar que seu livro vai se tornar um Best-Seller de um dia para o outro. Tenho advogado aqui no blog que qualquer pessoa pode escrever um best-seller, desde que compreenda como alguns mecanismos funcionam no mundo real da literatura e una este conhecimento com alguma visão empreendedora para gerar vendas para seu livro. Achar que basta escrever um livro para que ele se converta em uma máquina de vendas é uma visão muitíssimo sup

Como escrever um conto rapidamente?

Se você nunca escreveu nada e quer saber como fazer para escrever contos, esse texto vai ajudar. Contos são relatos menores, mas sem um tamanho definido; ele pode ter uma única página ou cinquenta, ou vinte, ou oito; o número de páginas não é tão importante, mas obviamente ele não pode ter duzentas ou trezentas, porque dessa forma estaria se enquadrando na categoria de romance.  Para escrever seu primeiro conto, pense da seguinte forma: Imagine o tema sobre o qual você deseja escrever e tire uma foto mental disso, ou seja, ao invés de você tentar escrever um pequeno relato com início, meio e fim, apenas descreva um determinado momento ou acontecimento específico. Deixe-me dar um exemplo: Imagine que eu queira escrever um conto sobre uma batalha entre anjos. Ao invés de eu me dedicar a construir toda uma trama sobre quem são tais anjos, os motivos que os levaram a batalhar e o desfecho do combate; eu posso simplesmente descrever uma pequena parte do confronto, dois anjo

Por que criar um blog pode ser uma boa ideia para seu livro?

Imagine que quando você terminar de escrever seu livro ele já possua entre dez e cem mil visualizações e leituras, ou mais. Imagine que no dia em que você terminar de escrever a última palavra do seu romance, ele já tenha entre cem e mil comentários, ou mais. Pense em como seria ótimo se no dia em que você encerrar o processo de escrita de seu livro, já exista várias pessoas desejando comprá-lo e indicando para que outras pessoas o leiam. E se enquanto você escreve seu livro ele já esteja gerando algum dinheiro para você; não seria ótimo? Será que estas coisas são possíveis ou são apenas devaneios? Creio que são totalmente possíveis. Estas são algumas possibilidades bastante reais que podem acontecer com você se você criar seu livro em uma plataforma aberta como um blog ou um site para escritores, como o Wattpad por exemplo, e trabalhar nele como um projeto de negócio bem definido para a internet. Inúmeras pessoas começaram escrevendo em blogs e depois transformaram-no e