Se você é daqueles que desejam escrever um livro e
não abrem mão de publicá-lo por uma editora tradicional, da maneira tradicional,
ou seja enviando seus originais, sendo escolhido e publicado sem qualquer custo
e tendo seus direitos autorais depositados em sua conta mediante a assinatura
de um contrato; então, existe algo que você precisa saber para aumentar suas
chances de ser escolhido entre as centenas de originais que são enviados para
as editoras todos os meses desejando o mesmo que você.
Quase todas as editoras comerciais têm por política receber originais de novos autores; e elas fazem isso porque precisam manter um canal aberto afim de, quem sabe, descobrir um livro que lhes seja lucrativo no qual possa investir e multiplicar o investimento recebendo na forma de lucro; porém, editoras têm preferencia por publicar autores já consagrados, mesmo quando possuem em seu DNA a visão de dar espaço para novos autores; isso é normal porque editoras são empresas e empresas visam lucro. O capitalismo é assim e todos nós somos capitalistas.
Portanto, para que você possa aumentar suas chances de ser escolhido; uma boa coisa a fazer é demostrar antecipadamente para a editora o potencial de seu livro; ou seja, mostrar que seu livro pode gerar o resultado que a editora procura. E como fazer isso?
A maioria absoluta dos novos escritores enviam seus originais na esperança de que o editor enxergue neles o potencial que os autores enxergam, mas ao fazer isso você aumenta as suas chances de receber aquela carta ou e-mail agradecendo por você ter escolhido tal editora para enviar seu livro, dizendo ainda que estão muito prestigiados com usa escolha, MAS, que no momento o planejamento para os próximos anos já está fechado não sendo assim possível a publicação de seu livro; OU, que receberam e analisaram cuidadosamente o seu original, MAS, que embora tenham encontrado qualidade literária na sua obra, não poderão assumir o compromisso de publicá-lo. Por fim agradecem por seu interesse em publicar com eles e lhe desejam sucesso, e demonstram disposição para receber outros originais seus no futuro.
Se você não abre mão de publicar logo de saída com uma editora tradicional, então acostume-se a receber cartas e e-mails como estes e não desanime com elas, porque fazem parte do processo. No entanto, o objetivo desta postagem é oferecer algo que lhe ajude bastante a melhorar suas chances de ser bem visto com os editores de modo que eles resolvam apostar e investir em seu livro.
E o que seria?
Mostre resultados! Ao fazer um contato com uma editora tradicional, seja por e-mail, seja enviando seu original pelo correio; mostre que seu livro possui o potencial que pode gerar lucro para a empresa.
Como?!
Tenho defendido aqui no blog que a publicação digital de seu livro é uma forma de você encontrar e se conectar com seus leitores mesmo sem ter uma editora tradicional lhe dando suporte; ter o seu livro em um blog, por ex, é uma excelente forma de você testar sua obra antes de submetê-la ao olhar de um editor. Se você trabalhar direito ao escrever seu livro e na divulgação de onde as pessoas podem encontrá-lo, seja blog, wattpad, ou outros; você vai ter a real noção de se é possível alcançar um grande volume de leitores; e é aí que está o ponto crucial, porque a internet facilita que leitores em busca de determinado tema ou assunto o encontrem rapidamente.
Minha dica é: Pense no seu livro e escolha uma forma de deixá-lo online, trabalhe para conseguir engajamento das pessoas, consiga um número expressivo de visualizações e comentários, quem sabe até compartilhamentos e indicações. Depois disso encontre uma editora tradicional que se encaixe no perfil de seu livro e o envie para eles, mas não apenas o seu livro, envie uma folha ou mande no e-mail todas estas informações; por exemplo: diga que seu livro já possui um milhão de visualizações ou leituras e que a cada dia mais mil ou duas mil novas são agregadas à esta contagem (Seja integro, não invente mentira nem falsifique nenhum número, consiga-os verdadeiramente, mas certifique-se de que sejam números expressivos). Um caso famoso que pode ser estudado é o da autora Norte-Americana Anna Todd, que publicou seu livro "After" e conseguiu mais de 1 bilhão de visualizações; resultado, foi publicada tradicionalmente.
Considere fazer o mesmo, talvez você não precise de 1 milhão de visualizações, mas consiga o número mais expressivo que puder, e a parte boa é que o número só tente a crescer com o tempo, então se seu livro não for aceito para uma publicação agora por eles acharem que não há leitores suficientes que justifiquem o investimento; não desista e envie novamente quando seu número dobrar de volume.
Por outro lado quem sabe você não consegue mais de 1 bilhão de visualizações, você nunca saberá se não fizer; além disso, sonhar pequeno ou sonhar grande dá o mesmo trabalho, então sonhe grande, mas saiba trabalhar por etapas para alcançar seus sonhos. E tem mais, se você conseguir um número de pessoas engajadas com seu livro bem expressivo, é possível também que nem precise enviá-lo para as editoras, pode acontecer que elas procurem você para lhe oferecer um contrato.
Pense fora da caixa. Se seu livro já for apresentado às editoras com números volumosos de visualizações, leituras, comentários e etc... Suas chances de fechar um contrato com elas e ser publicado de maneira tradicional aumentam consideravelmente. Vai dar algum trabalho no princípio, mas certamente este é um caminho muito mais sólido para ser publicado do que simplesmente enviar um original e ficar torcendo sem poder fazer nada.
Comentários
Postar um comentário