Pular para o conteúdo principal

Que tal fazer um rascunho do seu livro?



Você tem dificuldade em criar uma história para seu livro? Então que tal fazer um rascunho dele antes de começar realmente a escrevê-lo?

Primeira dica: Faça algumas perguntas a você mesmo e em seguida tente encontrar as respostas; anote tudo. Você pode ter dúvidas sobre o tipo de perguntas, mas não se preocupe, foque em coisas simples como:

* Que tipo de livro vou escrever? Será um suspense? Uma aventura? Terror? Ficção, ou o quê?
Quem é o meu personagem principal?
* Quais serão os caminhos iniciais que os personagens tomarão?
* A propósito, quem e quantos serão os personagens iniciais? (Entre herói, vilão e coadjuvantes).
* Em que lugar ou lugares a trama ocorre?
* O que eu já sei sobre a narrativa?

O que estou tentando dizer com isso é que esta é a etapa de desenvolver todo o arcabouço do livro, ou seja, a base e as estruturas principais; e isso só pode ser feito quando respondemos as questões que expus acima; é claro que aquelas não são nem serão as únicas questões com as quais nos depararemos no processo, mas provavelmente serão as mais básicas e comuns. use a imaginação e construa seu próprio questionário baseado naquilo que você já possui de pensamento sobre seu livro.

Cada livro, cada enredo, cada história terá perguntas muito específicas e somente você que é o autor terá as respostas; e o mais legal é que para algumas perguntas você não terá as respostas, ao menos no princípio; então não se desespere. Procure reunir o máximo de informações dentro do que você se propôs a escrever, se já houver algum personagem em sua mente transfira-o para o papel, da forma como ele estiver em sua cabeça, costumo dizer que isso é como descobrir diamantes em forma bruta.

Faça um rascunho do que você sabe sobre o livro que pretende escrever, como ele se apresentou para você; é possível que tudo o que você tenha seja um nome para o relato, então trabalhe isso comece explorando a partir do que tem e desfie o máximo que puder. Pode ser um título, pode ser uma trama, pode ser um personagem etc...

Rascunhe tudo o que puder para obter mais clareza e vá respondendo as perguntas iniciais que você mesmo já tiver identificado. É possível que muitas respostas principalmente com respeito à trama só surjam quando os personagens começarem a interagir com você e uns com os outros então não tente respondê-las antes do tempo; o fato é que quando você estiver fazendo o esboço inicial vai ficar claro quem serão seus personagens chave e que respostas eles darão a você no decorrer do relato.

Pode ocorrer também de você pensar inicialmente que precisa de um número “x” de personagens fixos que começarão e terminarão a estória e outros personagens móveis que serão como figurantes, ou aparecerão apenas eventualmente para interagir um pouco com o ,ou, os principais, mas algum destes acabarem ganhando tanta importância que não queiram mais sair do relato. Só estou citando isso porque comigo aconteceu não uma nem duas, mas várias vezes e são estes personagens com presença marcante que vão contribuir com as respostas que farão a coisa toda fluir.

Quando você terminar de rascunhar o máximo de informações que conseguir, e esse processo pode ser feito em uma hora, um dia, uma semana, um mês, um ano; cada pessoa é uma pessoa, respeite seu tempo, mas procure fazer de forma que você consiga a última informação antes de ter esquecido a primeira; anote tudo. É indicado que você trace uma meta nesse processo, estipule claramente um tempo máximo para que você realize seu rascunho inicial e se for necessário force a si mesmo a escrever. Evite procrastinar.

Talvez também você possa já estar com toda essa etapa formada na mente, há autores que ficam durante muito tempo “ruminando”  pensamentos e quando finalmente admitem que querem escrever uma estória, toda a parte de rascunho já esta prontinha na cabeça, se você é uma destas pessoas ótimo, isso lhe poupou este pequeno trabalho inicial e você já tem todas ou quase todas as idéias de que precisa, eu disse quase todas as idéias porque gosto de pensar que um livro é um mistério até para quem o escreve; mesmo com as informações iniciais, as coisas ainda são muito imprevisíveis, e o término do relato só Deus sabe, independente de se é o fim ou o princípio de algo ainda maior. Algumas estórias podem pedir que você inicie pelo fim e termine pelo começo e essa é uma das muitas satisfações dessa arte, não há limites.

Mas mesmo se você tiver grande parte do que vai escrever já pronto em sua mente; coloque no papel antes de realmente começar o trabalho de escrita. Colocar as ideias no papel vai lhe dar um panorama de como todas as coisas estão e ainda vai lhe ajudar a fazer os ajustes necessários para evitar inconsistências futuras no seu enredo.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

10 Erros comuns que muitos novos escritores cometem.

  1: Achar que a vida de escritor se resume apenas a escrever e ganhar dinheiro. Não há nada mais distante da realidade, principalmente de um escritor iniciante, do que aquela velha ilusão de que vai escrever um livro, seja ficção ou não-ficção, e ficar rico imediatamente com ele. Escrever é uma arte, promover e vender são outras duas artes completamente diferentes; e a riqueza na carreira literária só se apresenta para aqueles autores e escritores que dominam as três artes e as sustentam por um longo período; coisa que a maioria não faz. 2: Achar que seu livro vai se tornar um Best-Seller de um dia para o outro. Tenho advogado aqui no blog que qualquer pessoa pode escrever um best-seller, desde que compreenda como alguns mecanismos funcionam no mundo real da literatura e una este conhecimento com alguma visão empreendedora para gerar vendas para seu livro. Achar que basta escrever um livro para que ele se converta em uma máquina de vendas é uma visão muitíssimo sup

Como escrever um conto rapidamente?

Se você nunca escreveu nada e quer saber como fazer para escrever contos, esse texto vai ajudar. Contos são relatos menores, mas sem um tamanho definido; ele pode ter uma única página ou cinquenta, ou vinte, ou oito; o número de páginas não é tão importante, mas obviamente ele não pode ter duzentas ou trezentas, porque dessa forma estaria se enquadrando na categoria de romance.  Para escrever seu primeiro conto, pense da seguinte forma: Imagine o tema sobre o qual você deseja escrever e tire uma foto mental disso, ou seja, ao invés de você tentar escrever um pequeno relato com início, meio e fim, apenas descreva um determinado momento ou acontecimento específico. Deixe-me dar um exemplo: Imagine que eu queira escrever um conto sobre uma batalha entre anjos. Ao invés de eu me dedicar a construir toda uma trama sobre quem são tais anjos, os motivos que os levaram a batalhar e o desfecho do combate; eu posso simplesmente descrever uma pequena parte do confronto, dois anjo

Por que criar um blog pode ser uma boa ideia para seu livro?

Imagine que quando você terminar de escrever seu livro ele já possua entre dez e cem mil visualizações e leituras, ou mais. Imagine que no dia em que você terminar de escrever a última palavra do seu romance, ele já tenha entre cem e mil comentários, ou mais. Pense em como seria ótimo se no dia em que você encerrar o processo de escrita de seu livro, já exista várias pessoas desejando comprá-lo e indicando para que outras pessoas o leiam. E se enquanto você escreve seu livro ele já esteja gerando algum dinheiro para você; não seria ótimo? Será que estas coisas são possíveis ou são apenas devaneios? Creio que são totalmente possíveis. Estas são algumas possibilidades bastante reais que podem acontecer com você se você criar seu livro em uma plataforma aberta como um blog ou um site para escritores, como o Wattpad por exemplo, e trabalhar nele como um projeto de negócio bem definido para a internet. Inúmeras pessoas começaram escrevendo em blogs e depois transformaram-no e