Pular para o conteúdo principal

Como escrever seu livro usando o Google Documentos?



Uma nova ferramenta que pode e deve ser considerada com carinho por você que deseja escrever seu livro é o programa de documentos da Google; o Google Documentos. E por que estou falando isto? Porque este programa é gratuito, de fácil acesso a todos, pode ser usado em diversos dispositivos com facilidade e possui uma estrutura visual fluida que ajuda a organizar e visualizar o seu livro enquanto você o escreve, visto que cada capítulo vai ficar disposto lado a lado como miniaturas na tela principal do programa, ou se você preferir escrever seu livro em um único documento, os capítulos podem ficar destacados visivelmente ao lado esquerdo em um sumário dinâmico e funcional, conforme você os identifica com a formatação adequada.

E como usar esta aplicação para escrever seu livro?

Primeiramente você deve acessar o programa pelo navegador Chrome usando sua conta do Google, em seguida crie um documento em branco e escreva a sinopse e a ideia inicial do seu livro, em seguida crie vários documentos correspondendo ao número de capítulos que seu livro vai possuir; lembre-se que antes deste processo você deve ter feito um planejamento prévio determinando quantos capítulos seu livro terá, porque assim vai ficar muito mais fácil você ter o controle da criação de cada um deles. 

Depois de criar um documento para cada capítulo do seu livro, coloque um título para cada capítulo e renomeie cada documentos; por fim; comece a escrever.

O Google documentos mantém todo o padrão de formatação do word e você não terá problemas para reproduzir seus textos no programa da microsoft se desejar; outro ponto a favor do docs é o fato de que seus escritos estarão sempre on-line e você poderá acessá-los de qualquer lugar com internet, dispensando assim o uso de Pen drives que podem ser perdidas  ou danificadas por qualquer descuido, tanto nossos quanto de terceiros.

Sem dúvidas esta aplicação do Google é uma ferramenta que agrega praticidade à vida de quem deseja escrever textos tão longos quanto romances ficcionais de qualquer tipo; ao usá-lo, nunca mais você terá de se preocupar  em perder seus originais caso seu computador tenha algum problema e você precise trocá-lo emergencialmente. Além disso, se você não abre mão de ter seu original armazenado em algum HD ou Pen Drive, ao terminar de escrever seu livro você poderá fazer o download do mesmo para seu computador tanto como arquivo do Word, quanto como PDF ou até diretamente como arquivo Epub.

Em resumo, tenho certeza de que este editor de textos da Google pode ser muito útil para quem deseja começar a escrever seus primeiros trabalhos, sejam eles contos, ou romances, com a vantagem de que tudo o que você escrever lá ficará disponível para sua visualização de uma forma simples e intuitiva, podendo ser ainda mais bem organizada com uma rápida, simples e fácil integração com o Google Drive. 

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Como escrever um conto rapidamente?

Se você nunca escreveu nada e quer saber como fazer para escrever contos, esse texto vai ajudar. Contos são relatos menores, mas sem um tamanho definido; ele pode ter uma única página ou cinquenta, ou vinte, ou oito; o número de páginas não é tão importante, mas obviamente ele não pode ter duzentas ou trezentas, porque dessa forma estaria se enquadrando na categoria de romance.  Para escrever seu primeiro conto, pense da seguinte forma: Imagine o tema sobre o qual você deseja escrever e tire uma foto mental disso, ou seja, ao invés de você tentar escrever um pequeno relato com início, meio e fim, apenas descreva um determinado momento ou acontecimento específico. Deixe-me dar um exemplo: Imagine que eu queira escrever um conto sobre uma batalha entre anjos. Ao invés de eu me dedicar a construir toda uma trama sobre quem são tais anjos, os motivos que os levaram a batalhar e o desfecho do combate; eu posso simplesmente descrever uma pequena parte do confronto, dois anjo

10 Erros comuns que muitos novos escritores cometem.

  1: Achar que a vida de escritor se resume apenas a escrever e ganhar dinheiro. Não há nada mais distante da realidade, principalmente de um escritor iniciante, do que aquela velha ilusão de que vai escrever um livro, seja ficção ou não-ficção, e ficar rico imediatamente com ele. Escrever é uma arte, promover e vender são outras duas artes completamente diferentes; e a riqueza na carreira literária só se apresenta para aqueles autores e escritores que dominam as três artes e as sustentam por um longo período; coisa que a maioria não faz. 2: Achar que seu livro vai se tornar um Best-Seller de um dia para o outro. Tenho advogado aqui no blog que qualquer pessoa pode escrever um best-seller, desde que compreenda como alguns mecanismos funcionam no mundo real da literatura e una este conhecimento com alguma visão empreendedora para gerar vendas para seu livro. Achar que basta escrever um livro para que ele se converta em uma máquina de vendas é uma visão muitíssimo sup

Que faculdade devo cursar para ser escritor?

Esta é sem dúvidas uma dos maiores questionamentos que as pessoas que desejam escrever profissionalmente têm no princípio de sua jornada; eu mesmo passei por isso e é exatamente por este motivo que estou compartilhando o que aprendi a esse respeito aqui neste texto. Desde a infância somos doutrinados a pensar que todas as profissões são aprendidas apenas na faculdade, e embora isso seja verdade para a maioria delas, nós também sabemos que toda regra possui suas exceções; pois bem, a profissão de escritor é justamente uma dessas exceções, ou seja, não existe nenhuma faculdade específica, nenhum curso universitário que realmente consiga formar escritores, embora alguns até tentem, mas isso ocorre simplesmente porque escritores não podem ser formados, na verdade eles são forjados e isso independe da área profissional na qual atuem. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a arte do escritor não depende apenas de um conjunto de “mecânicas”, como por exemplo: Domínio do idi