Pular para o conteúdo principal

Escritores não estudam gramática



Na primeira vez que me deparei com esse conceito achei que não fazia sentido, mas a verdade, por mais estranho que possa parecer, é que grandes escritores não estudam gramática, eles se preocupam muito pouco em escrever perfeitamente ou de maneira erudita, respeitando e seguindo todas as regras gramaticais; isso acontece porque eles entendem que precisam usar seu tempo e energia para desenvolver algo que para eles é muito mais importante e relevante do que a gramática.

E o que seria isso?

A própria escrita.
  

Escritores estudam escrita. Professores e linguistas estudam a gramática; e por mais que exista uma proximidade entre eles, na medida em que ambos manuseiam as letras e as palavras de alguma forma, a arte do escritor não está em conhecer profundamente o seu idioma, mas sim em saber como usá-lo de maneira eficiente para contar uma história, quer seja de ficção ou não; que seja cativante e envolvente; ou transmitir informações caso escreva sobre temas técnicos. Escritores não precisam conhecer todas as regras das conjugações e tempos verbais, mas precisam saber como desenvolver uma trama que prenda a atenção dos leitores; eles não precisam ser exímios conhecedores de concordância, mas precisam dominar a técnica de criar personagens; não precisam saber como fazer redações técnicas coesas, expositivas e etc..., mas precisam conhecer como retirar a inspiração de tudo o que está a seu redor e passar para a folha de papel ou  para a tela do computador. Espero que você esteja acompanhando o meu raciocínio.

Mas então, isso significa que escritores não sabem gramática?

Pelo contrário. É óbvio que sabem, mas o que estou dizendo é que eles não estudam gramática tão profundamente a ponto de se tornarem catedráticos, porém, isso não significa que eles não a conheçam bem o suficiente para que possam usá-la sem maiores problemas em seu trabalho sem cometer grandes erros ou aberrações, mas a gramática não é o foco de quem deseja ser escritor, eles entendem que ela é importante e não a negligenciam, mas não necessariamente são os mais entendidos nela.

O que estou tentando dizer aqui é que grandes escritores não se aprofundam estudando gramática, eles a aprendem apenas o suficiente para conseguir escrever de forma a se comunicar bem com seus leitores e a partir disso passam o restante da vida estudando o que para ele é o centro de sua arte, a própria escrita.


E como eles fazem isso?

Na verdade, escritores estão sempre em processo de criação literária, mesmo quando não estão escrevendo. Eles estão sempre lendo livros de outros gêneros, que os provoque a aprender e assimilar novas formas que possam usar em seus próprios relatos; ou, estão sempre testando novas formas de escrever seus contos e tramas, procurando novas maneiras de desenvolver seus diálogos de um jeito que sua escrita evolua a cada livro escrito. Este é um aprendizado que nunca tem fim e gera muitos frutos para todos aqueles que se dedicam a ele.

É óbvio que alguns escritores negligenciaram essa verdade e foram pouco a pouco sendo deixados de lado e esquecidos até mesmo por seus próprios leitores, porque sem dedicação e estudo prático da escrita, passaram apenas a escrever novos livros repetindo o que já haviam escrito no passado, sem nenhuma evolução, sem nenhuma novidade; algo que fez com que os leitores ficassem cansados de ler novos livros com as mesmas tramas. Não se engane, se você quer se tornar escritor(a) precisa compreender que a evolução da sua escrita não está no estudo da gramática e sim no estudo da própria arte de escrever, você precisa descobrir como fazer para escrever melhor e de uma forma que, cada vez mais, crie uma conexão profunda com seus leitores; melhores diálogos, melhores tramas, melhores personagens, melhores cenários, melhores interações dentro do enredo e assim por diante, pois é isso o que vai manter a vontade de seus leitores em ler seus novos livros; romances, contos, poesias, artigos ou o que quer que você escreva.    

E como estudar a escrita?


Só existe uma forma comprovada de você estudar escrita, e é escrevendo. O bom é que você pode fazer isso sozinho, não precisa da ajuda de livros ou professores, portanto pratique, escreva, faça testes, crie personagens, sinopses, capítulos; desenvolva pequenas tramas, escreva contos, leia livros de gêneros diferenciados e se possível converse com outros escritores, pois você pode tomar contato com algo que possa ser aprendido e utilizado na sua escrita; veja o que funciona e o que não funciona para você, porque a beleza do estudo da escrita é que ele não é algo fechado ou matemático, pelo contrário, é algo que pode ser adaptado individualmente de acordo com suas preferencias e estilo.

Se você assimilar que precisa constantemente estudar e desenvolver a sua forma de escrever, muito mais do que seus conhecimentos gramaticais, vai aumentar suas chances de ser bem sucedido na carreira de escritor e terá ainda mais chances de permanecer sendo bem lido pelas pessoas simplesmente porque sua escrita estará sempre se renovando para melhor se conectar com elas.

Não seja negligente, saiba o suficiente de gramática para escrever bem, mas deixe o estudo profundo dela para os profissionais que fazem revisão de texto, concentre-se sempre em desenvolver o coração da sua arte.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Como escrever um conto rapidamente?

Se você nunca escreveu nada e quer saber como fazer para escrever contos, esse texto vai ajudar. Contos são relatos menores, mas sem um tamanho definido; ele pode ter uma única página ou cinquenta, ou vinte, ou oito; o número de páginas não é tão importante, mas obviamente ele não pode ter duzentas ou trezentas, porque dessa forma estaria se enquadrando na categoria de romance.  Para escrever seu primeiro conto, pense da seguinte forma: Imagine o tema sobre o qual você deseja escrever e tire uma foto mental disso, ou seja, ao invés de você tentar escrever um pequeno relato com início, meio e fim, apenas descreva um determinado momento ou acontecimento específico. Deixe-me dar um exemplo: Imagine que eu queira escrever um conto sobre uma batalha entre anjos. Ao invés de eu me dedicar a construir toda uma trama sobre quem são tais anjos, os motivos que os levaram a batalhar e o desfecho do combate; eu posso simplesmente descrever uma pequena parte do confronto, dois anjo

10 Erros comuns que muitos novos escritores cometem.

  1: Achar que a vida de escritor se resume apenas a escrever e ganhar dinheiro. Não há nada mais distante da realidade, principalmente de um escritor iniciante, do que aquela velha ilusão de que vai escrever um livro, seja ficção ou não-ficção, e ficar rico imediatamente com ele. Escrever é uma arte, promover e vender são outras duas artes completamente diferentes; e a riqueza na carreira literária só se apresenta para aqueles autores e escritores que dominam as três artes e as sustentam por um longo período; coisa que a maioria não faz. 2: Achar que seu livro vai se tornar um Best-Seller de um dia para o outro. Tenho advogado aqui no blog que qualquer pessoa pode escrever um best-seller, desde que compreenda como alguns mecanismos funcionam no mundo real da literatura e una este conhecimento com alguma visão empreendedora para gerar vendas para seu livro. Achar que basta escrever um livro para que ele se converta em uma máquina de vendas é uma visão muitíssimo sup

Que faculdade devo cursar para ser escritor?

Esta é sem dúvidas uma dos maiores questionamentos que as pessoas que desejam escrever profissionalmente têm no princípio de sua jornada; eu mesmo passei por isso e é exatamente por este motivo que estou compartilhando o que aprendi a esse respeito aqui neste texto. Desde a infância somos doutrinados a pensar que todas as profissões são aprendidas apenas na faculdade, e embora isso seja verdade para a maioria delas, nós também sabemos que toda regra possui suas exceções; pois bem, a profissão de escritor é justamente uma dessas exceções, ou seja, não existe nenhuma faculdade específica, nenhum curso universitário que realmente consiga formar escritores, embora alguns até tentem, mas isso ocorre simplesmente porque escritores não podem ser formados, na verdade eles são forjados e isso independe da área profissional na qual atuem. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a arte do escritor não depende apenas de um conjunto de “mecânicas”, como por exemplo: Domínio do idi