Pular para o conteúdo principal

Não sabe como escrever um conto? -- Use a técnica da imagem



Uma das coisas mais fáceis e prazerosas para um escritor é praticar o que Stephen King chama de a "Antiga Arte" que é a arte de escrever contos e estórias curtas, desde que o escritor saiba como fazer. Eu sou um dos autores que costumo sempre estar escrevendo pequenos contos, porque os contos servem para que eu possa vislumbrar minhas ideias para futuros romances e relatos maiores, além de treinar minha forma de escrita, assim como experienciar novas formas de desenvolver ideias; porém algumas pessoas têm certa dificuldade em escrever contos, mesmo os curtos, e neste texto vou ensinar uma técnica muito simples que costumo usar quando quero escrever algum conto seja do gênero que for.

E que técnica é essa?

É algo muito simples que pode gerar inspiração expressa e várias ideias, em poucos minutos, para você. Vários dos contos que já escrevi; e são mais de cem, lancei mão desse pequeno recurso. Tudo o que você tem de fazer é determinar sobre o que você quer escrever, ou seja, que tipo de conto será? Terror, suspense, Sci-Fi, etc... Depois disso vá ao Google e faça uma pequena busca por imagens relacionadas ao tipo de relato que você quer construir. Simples assim.

Veja este exemplo:

Imagine que você quer escrever um conto sobre vampiros, se a única informação dentro de sua cabeça for que seu conto será sobre vampiros, então vá ao buscador de imagens do Google, escreva "vampiros" e analise as imagens que serão mostradas. Certamente algumas delas vão lhe chamar a atenção, escolha aquela que mais lhe agradar e simplesmente decifre a imagem; isso significa fazer três coisas.

*Primeira: Veja o que a imagem está lhe mostrando.
Por que aquela imagem chamou sua atenção, o que ela está dizendo a você. Toda imagem que seu cérebro vê, lhe dirá alguma coisa, transmitirá alguma ideia ou conceito. Seu trabalho será escrever tudo o que você pensar a respeito e se for o caso fazer algumas pesquisas que sirvam para agregar verossimilhança ao seu relato.

*Segundo: Imagine um enredo para aquela imagem.
Crie um relato que possa representar a imagem que você escolheu. Se sua imagem mostra um vampiro fazendo algo, diga o motivo dele estar fazendo tal coisa, diga quem ele é, e porque ele chegou até aquele momento em que a imagem foi feita. Você pode fazer isso usando tanto a narração em primeira pessoa quanto a em terceira; escolha aquela com a qual se sentir mais confortável.

*Terceiro: O que acontece a partir da imagem?
Escreva o que acontece como consequência do que você concluiu que a imagem mostra e do relato que você criou para explicá-la. Depois daquele momento demonstrado pela imagem, o que virá em seguida? Pensando assim você terá condições de desenvolver um "gancho" que lhe permita dar continuidade, caso queira, e prolongar ainda mais o seu relato.

Desta forma você terá escrito um conto rápido e sem muita dificuldade ou complicação, porque, na verdade, você não terá que criar seu relato do zero absoluto, e sim, apenas interpretar uma imagem e escrever o que você crê que ela diz. Esta técnica pode ser usada com praticamente qualquer tipo de conto, basta encontrar uma imagem que lhe atraia e escrever sobre ela.

Vou deixar um exemplo claro de como utilizei esta técnica. Certa vez escrevi um conto que fala de um Nephalin (Pessoa meio humano e meio anjo); eu não sabia bem como abordar este tema porque nunca tinha escrito nada a respeito antes; tudo o que eu sabia era que queria escrever um conto que tivesse alguma cidade antiga como pano de fundo, portanto comecei a pesquisar imagens e acabei me deparando com a imagem de dois gladiadores lutando em uma arena romana, diante do povo em delírio; era tudo o que eu precisava; toda a história surgiu em minha mente e eu só tive o trabalho de fazer algumas pesquisas para contextualizar o relato dentro da época romana e escrever. O conto chamado "O Imperador e o Nephelin" pode ser lido na integra aqui. Ele foi totalmente escrito usando a técnica da imagem.

A maioria das pessoas é muito mais visual do que propriamente mental, isso significa que é mais fácil para elas pensar a partir de algo que estão vendo, do que criar pensamentos baseados apenas em outros pensamentos; e não há nenhum demérito nisso, pois se queremos atingir um alto nível na arte da escrita devemos praticá-la de todas as formas que pudermos, experimentando diversas maneiras de inspiração, dentre as quais estão a estimulação visual através de imagens.

Agora faça o teste. Encontre uma imagem que seja interessante e escreva a estória dela, a internet está repleta de imagens espetaculares que certamente podem lhe ajudar. Mãos à obra.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Como escrever um conto rapidamente?

Se você nunca escreveu nada e quer saber como fazer para escrever contos, esse texto vai ajudar. Contos são relatos menores, mas sem um tamanho definido; ele pode ter uma única página ou cinquenta, ou vinte, ou oito; o número de páginas não é tão importante, mas obviamente ele não pode ter duzentas ou trezentas, porque dessa forma estaria se enquadrando na categoria de romance.  Para escrever seu primeiro conto, pense da seguinte forma: Imagine o tema sobre o qual você deseja escrever e tire uma foto mental disso, ou seja, ao invés de você tentar escrever um pequeno relato com início, meio e fim, apenas descreva um determinado momento ou acontecimento específico. Deixe-me dar um exemplo: Imagine que eu queira escrever um conto sobre uma batalha entre anjos. Ao invés de eu me dedicar a construir toda uma trama sobre quem são tais anjos, os motivos que os levaram a batalhar e o desfecho do combate; eu posso simplesmente descrever uma pequena parte do confronto, dois anjo

10 Erros comuns que muitos novos escritores cometem.

  1: Achar que a vida de escritor se resume apenas a escrever e ganhar dinheiro. Não há nada mais distante da realidade, principalmente de um escritor iniciante, do que aquela velha ilusão de que vai escrever um livro, seja ficção ou não-ficção, e ficar rico imediatamente com ele. Escrever é uma arte, promover e vender são outras duas artes completamente diferentes; e a riqueza na carreira literária só se apresenta para aqueles autores e escritores que dominam as três artes e as sustentam por um longo período; coisa que a maioria não faz. 2: Achar que seu livro vai se tornar um Best-Seller de um dia para o outro. Tenho advogado aqui no blog que qualquer pessoa pode escrever um best-seller, desde que compreenda como alguns mecanismos funcionam no mundo real da literatura e una este conhecimento com alguma visão empreendedora para gerar vendas para seu livro. Achar que basta escrever um livro para que ele se converta em uma máquina de vendas é uma visão muitíssimo sup

Que faculdade devo cursar para ser escritor?

Esta é sem dúvidas uma dos maiores questionamentos que as pessoas que desejam escrever profissionalmente têm no princípio de sua jornada; eu mesmo passei por isso e é exatamente por este motivo que estou compartilhando o que aprendi a esse respeito aqui neste texto. Desde a infância somos doutrinados a pensar que todas as profissões são aprendidas apenas na faculdade, e embora isso seja verdade para a maioria delas, nós também sabemos que toda regra possui suas exceções; pois bem, a profissão de escritor é justamente uma dessas exceções, ou seja, não existe nenhuma faculdade específica, nenhum curso universitário que realmente consiga formar escritores, embora alguns até tentem, mas isso ocorre simplesmente porque escritores não podem ser formados, na verdade eles são forjados e isso independe da área profissional na qual atuem. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a arte do escritor não depende apenas de um conjunto de “mecânicas”, como por exemplo: Domínio do idi