Pular para o conteúdo principal

Qual é o primeiro grande erro que jovens escritores cometem?



O primeiro grande erro que eu cometi quando decidi me tornar um escritor, na verdade, foi cometido antes mesmo de eu começar a escrever; creio que este deve ser um erro recorrente para grande maioria das pessoas que decidem abraçar sua vocação da escrita por que muitas pessoas com quem conversei e converso sempre me dizem que também tinham o mesmo pensamento.

E que erro é esse?

É o erro de romancear a vida de escritor.

A maioria dos aspirantes a escritores têm uma visão muito romântica daquilo que eles julgam ser a vida de um escritor (a); quase que uma completa ilusão; imaginam que basta escrever o seu livro e logo em seguida uma grande editora vai vir e achar tudo o que você escreveu o máximo, em seguida vão lhe oferecer um grande contrato e a partir disso sua vida será fazer aparições Vip em programas de TV e em algumas livrarias e feiras literárias para dar seu concorridíssimo autógrafo para as pessoas que compraram sua obra-prima.

Se você pensa assim tenho que dizer algo a você.
A verdade é que não é assim que acontece com a maioria esmagadora das pessoas que desejam empreender uma carreira como escritores; e note que eu usei a palavra empreender, e fiz isso de propósito porque o quanto antes o aspirante a escritor compreender que a vida do escritor moderno é exatamente como a vida de um empreendedor, mas chances de ser bem sucedido terá.

Esqueça-se do pseudo glamour que você acha que a vida de um escritor pode ter; se você fizer tudo corretamente é possível que construa a sua própria vida com qualidade acima da média e até alcance um estilo extraordinário de abundância em todos os sentidos, mas o ponto aqui é que isso não deve ser sua preocupação agora; no momento que você estiver começando sua carreira, escrevendo seus primeiros contos e romances, o seu foco tem de ser outro.

E qual deve ser o foco?

Seu foco deve ser em transmitir sua mensagem alcançando o maior número de pessoas possível. O ramo da literatura é muito duro no Brasil, mas creio que com a perspectiva certa há oportunidades gigantescas para quem estiver disposto a assumir uma postura empreendedora com a própria carreira. Os autores mais famosos, bem vendidos e com maiores sucessos financeiramente, não são aqueles que escrevem para ser ricos ou famosos, mas sim aqueles que conseguiram tais predicados porque foram bem sucedidos em se comunicar, levar suas mensagens, a milhões de pessoas pelo mundo; pessoas estas que se tornaram leitores deles.

Então porque você não procura fazer o mesmo; deixe de lado aquela ideia de que vai escrever um livro e que na semana seguinte já será um aclamado Best-Seller. Concentre-se primeiro em descobrir quem são e onde estão os seus leitores, depois comece a falar com eles crie um relacionamento, mostre o seu trabalho e use o tempo a seu favor. Conheça as ferramentas que você possui para alcançar mais pessoas; eis a internet com suas possibilidades infinitas.

Sua vida como escritor; assim como de tantos outros antes de você, vai precisar de muito trabalho e esforço organizado para dar frutos, mas com a visão certa e perseverança você conseguirá. 

Ponha os pés no chão e mãos à obra; não seja influenciado por fantasias, às vezes auto-criadas. Desenvolva um projeto empreendedor para construir sua carreira como escrito(a) de forma sólida e com evolução gradativa e constante. Mas sem ilusões.

Comentários

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens mais visitadas deste blog

Como escrever um conto rapidamente?

Se você nunca escreveu nada e quer saber como fazer para escrever contos, esse texto vai ajudar. Contos são relatos menores, mas sem um tamanho definido; ele pode ter uma única página ou cinquenta, ou vinte, ou oito; o número de páginas não é tão importante, mas obviamente ele não pode ter duzentas ou trezentas, porque dessa forma estaria se enquadrando na categoria de romance.  Para escrever seu primeiro conto, pense da seguinte forma: Imagine o tema sobre o qual você deseja escrever e tire uma foto mental disso, ou seja, ao invés de você tentar escrever um pequeno relato com início, meio e fim, apenas descreva um determinado momento ou acontecimento específico. Deixe-me dar um exemplo: Imagine que eu queira escrever um conto sobre uma batalha entre anjos. Ao invés de eu me dedicar a construir toda uma trama sobre quem são tais anjos, os motivos que os levaram a batalhar e o desfecho do combate; eu posso simplesmente descrever uma pequena parte do confronto, dois anjo

10 Erros comuns que muitos novos escritores cometem.

  1: Achar que a vida de escritor se resume apenas a escrever e ganhar dinheiro. Não há nada mais distante da realidade, principalmente de um escritor iniciante, do que aquela velha ilusão de que vai escrever um livro, seja ficção ou não-ficção, e ficar rico imediatamente com ele. Escrever é uma arte, promover e vender são outras duas artes completamente diferentes; e a riqueza na carreira literária só se apresenta para aqueles autores e escritores que dominam as três artes e as sustentam por um longo período; coisa que a maioria não faz. 2: Achar que seu livro vai se tornar um Best-Seller de um dia para o outro. Tenho advogado aqui no blog que qualquer pessoa pode escrever um best-seller, desde que compreenda como alguns mecanismos funcionam no mundo real da literatura e una este conhecimento com alguma visão empreendedora para gerar vendas para seu livro. Achar que basta escrever um livro para que ele se converta em uma máquina de vendas é uma visão muitíssimo sup

Que faculdade devo cursar para ser escritor?

Esta é sem dúvidas uma dos maiores questionamentos que as pessoas que desejam escrever profissionalmente têm no princípio de sua jornada; eu mesmo passei por isso e é exatamente por este motivo que estou compartilhando o que aprendi a esse respeito aqui neste texto. Desde a infância somos doutrinados a pensar que todas as profissões são aprendidas apenas na faculdade, e embora isso seja verdade para a maioria delas, nós também sabemos que toda regra possui suas exceções; pois bem, a profissão de escritor é justamente uma dessas exceções, ou seja, não existe nenhuma faculdade específica, nenhum curso universitário que realmente consiga formar escritores, embora alguns até tentem, mas isso ocorre simplesmente porque escritores não podem ser formados, na verdade eles são forjados e isso independe da área profissional na qual atuem. E o que isso quer dizer? Quer dizer que a arte do escritor não depende apenas de um conjunto de “mecânicas”, como por exemplo: Domínio do idi